sexta-feira, 6 de junho de 2014

No Projetor - Band of Brothers

          Há exatos 70 anos, a França foi palco de uma das maiores operações militares que o século XX abrigou. A Operação Overlord, ou o Dia D, como ficou conhecido, reuniu esforços das forças armadas inglesas, norte-americanas e canadenses com o fim de invadir a França ocupada por tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.
  Era fato conhecido do alto-comando nazista que a invasão das tropas aliadas era iminente, só não se sabia quando e por onde ela ocorreria; portanto, para que tal operação fosse bem sucedida foi montado uma intrincada rede de despiste e contra-espionagem a fim de  confundir o comando inimigo e fazê-lo acreditar que a invasão seria por outro lugar.
  Tal operação foi dividida em duas fases principais - Primeiro, a invasão de cerca de 24 mil pára-quedistas de tropas aerotransportadas que saltaram no meio da França ocupada, com objetivos variados, como preservar pontes ou estradas que seriam usadas ao longo da invasão ou atrapalhar a mobilidade de tropas nazistas através de assaltos ou destruição de pontes e estradas distintas. A segunda parte é o famoso desembarque das tropas nas praias da Normandia, imortalizada na cultura pop através do cinema e literatura.
  Dentre as várias tropas que partiram da Inglaterra encontrava-se a Easy Company, integrante do 2º Batalhão do 506º Regimento de Infantaria Pára-quedista da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos que, além do Dia D, participou da Batalha do Bulge, da Operação Market Garden e da invasão do Ninho da Águia, fortaleza pessoal de Hitler nos Alpes em Berchtesgaden. O regimento ficou famoso pela bravura de seus homens por terem sobrevivido em situações das mais adversas, como falta de comida, suprimentos bélicos ou mesmo de uniformes preparados para o inverno, além da constante desvantagem numérica e de sempre ser enviada para fronts onde outras tropas não haviam obtido sucesso. A Easy esteve presente em campo de batalha desde a invasão até o fim da guerra.

A Companhia Easy.
  A história da Companhia E é abordada na premiada minissérie Band of Brothers, e acompanha os jovens desde o treinamento em Toccoa, Geórgia, até o fim da guerra em 1945. A produção se destaca pelos esforços em sua ambientação e veracidade. Para reproduzir com maior fidelidade os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, foram necessários mais de 10 mil atores extras, cerca de 700 armas autênticas, 400 armas de borracha e cerca de 14 mil caixas de munição em cada dia de filmagem. Tanques da Segunda Guerra foram restaurados, um avião C-47 autêntico foi usado e a vila que serviu como cenário para 11 cidades europeias tinha o tamanho de nove campos de futebol americano. A produção custou cerca de US$ 125 milhões e demorou 9 meses para ser finalizada, o que lhe rendeu o título de maior e mais cara já feita para a televisão até 2010.
Eisenhower conversa com a Easy.
5 de junho de 1944.
  Baseada no livro homônimo de Stephen E. Ambrose, a série foca na relação entre os homens da Easy Company frente ao horror da guerra, e se apóia em relatos dos veteranos e nas vastas pesquisas de Ambrose para se aprofundar na psique dos soldados. Salvo pequenos erros históricos, a série é uma das reproduções mais fiéis já realizadas até hoje deste conturbado período, recebendo 6 Emmy e um Globo de Ouro por "melhor minissérie ou filme para TV". Não é necessário dizer que é obrigatória para quem quer entender um pouco mais do que se passou na invasão que acarretou o fim da guerra, mas, acima de tudo, o que se passou na mente destes soldados que, mesmo tão jovens e sem ter muita ideia do que estavam fazendo ou onde estavam se metendo, se viram arrastados pela onda assassina que marcou o século XX. 
  Teremos mais posts neste blog a fim de entender melhor a Segunda Guerra Mundial, suas causas, desdobramentos e conseqüências, mas como este ainda não é o momento, fica a indicação desta que é, para este que vos escreve, a melhor série já produzida pela HBO. A produção conta com 10 episódios de cerca de uma hora cada um, muitos deles focados na história de um dos homens da companhia e, após acompanhar tudo pelo que estes soldados passaram, cada perda de um companheiro, cada vitória, cada dia, depois de conhecer os laços de amizade que se formaram em meio a um mundo tenebroso e cruel, é impossível não se emocionar ao fim do décimo episódio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Puxe uma cadeira perto do fogo e comente!